Stoke City 0-3 FC Porto


Há melhorias que são óbvias e que já apontei em jogos anteriores. Os processos e os princípios parecem estar cada vez melhor assimilados e a equipa parece bem coesa, longe de acusar a rotatividade imposta.
Continuo com bastante apreensão em relação às bolas paradas. Tanto defensivas como ofensivas.



Tello a colocar-se no centro do terreno, oferecendo uma linha de passe interior e numa zona crucial do terreno (Imagem 1). Depois de conseguir receber e rodar (fê-lo de uma forma bastante má, por sinal) aponto com as setas aquelas que me parecem ser as melhores opções a tomar por cada um dos jogadores. Tello mantém a bola em movimento, à procura de espaço para executar. André Silva deve procurar desmarcar-se com o intuito de ficar livre ou arrastar a marcação. Varela deve simular que vem oferecer apoio antes de procurar as costas do marcador direto (Imagem 2).
Resultado: André Silva escolhe bem o que fazer e vejam só o buraco que cria com esse movimento. Ao contrário de Varela e Tello. Veja-se a posição corporal do opositor de Varela. Uma bola nas costas deste e o extremo português ficaria cara a cara com o guarda-redes. Varela não procura, Tello obrigado a decidir rápido sob pressão... executa mal.
Peço também a vossa atenção para o posicionamento de Sérgio Oliveira (?). Caso se perca a bola ali, o médio do FC Porto está bem posicionado para responder à perca de bola. Tal como também serve de apoio a Tello.


Não há opções pelo centro? Vamos para a linha. Passa. Portador é pressionado e não consegue receber de forma a progredir? A outra equipa está bem posicionada? Devolve, volta atrás, reinicia. Vamos ao outro lado.
Isto tudo executado rapidamente, como se exige e não como costuma ser habitual no FC Porto. Há um médio do Stoke que corre ali desenfreadamente. Acham que é capaz de o fazer durante quanto tempo?


Há várias coisas a apontar aqui. Daí a necessidade do gif e das imagens.
O extremo (Varela) a jogar entre-linhas e a aparecer como apoio frontal em zonas interiores. Mas não só... o primeiro jogador (Bueno?) que está entre três jogadores do Stoke está a deslocar-se num sentido. Varela desloca-se no outro.
O FC Porto parece finalmente estar a perder o medo em passar a bola a um jogador que esteja rodeado de adversários. Passa, fica à espera da devolução, obriga a correr. Simples, certo? Não sei se isto foi treinado ou não, mas tudo parece bater certo desde o início com a maneira como Varela se desloca.
Depois também há que elogiar a forma como Sérgio Oliveira faz o 1x2x1 com Varela. Passa, Varela toca de primeira para Sérgio (que está de frente para o jogo). Depois, veja-se que Bueno passa logo a ser opção tal como André Silva também se oferece para tabelar.


Passa, recebe. 1x2x1, adversário fora da jogada. Simples, não é? (PS: Decisão tão má por parte de Danilo...)





Sem comentários :

Enviar um comentário